Avançar para o conteúdo principal

Oftalmologias em Cuba é a solução?

Nestes últimos meses têm-se avolumado os casos de utentes do SNS que em último recurso se têm deslocado a Cuba para a realização de operações às cataratas após anos e anos à espera para serem chamados no SNS português. Porque acontece?
A razão principal tem sido a falta de vontade dos profissionais para operar no sector público, uma vez que, como a maioria trabalha nos hospitais privados, lhes fica económicamente mais favorável executar a operação no privado. Tal facto, provoca que haja médicos que operam dois doentes por semana no público, mas operam um elevado número de doentes no privado numa tarde se for necessário. Este poder que está instalado no sector médico em Portugal advém do grande poder e influência que a Ordem dos Médicos consegue exercer na política de saúde em Portugal. O número clausus de vagas postas a concurso nos internatos médicos é definido em função dos critérios da respectiva Ordem, não se conhecendo muito bem quais são esses critérios. Por outro lado, o acesso às faculdades de medicina não é fácil e o número de vagas disponíveis anualmente não é muito grande. Isto provoca que a oferta de médicos no mercado de trabalho é escassa, provocando a necessidade de recorrer aos médicos espanhóis. Da escassez de oferta resulta que eles consigam todo o poder que têm, só fazendo aquilo que querem. Não há nenhum político ou dirigente que consiga a curto prazo por côbro a isto sem lhes satisfazer as necessidades, nomeadamente financeiras. A verdade, é que perante isto, a nível salarial eles são e continuam a ser previligiados em relação a outras classes profissionais.
As cirurgias a Cuba são um escape e uma forma económica de resolver o problema. Segundo um dos autarcas que já enviou doentes do seu concelho a Cuba, uma operação aos dois olhos fica por 1300€, já com viagem, estadia de 15 dias e a operação às duas vistas. Em Portugal, a mesma operação, fica pelo dobro ou pelo triplo. Perante isto, há que pensar sériamente as razões de fundo que provocam a falta de resposta do SNS, e tirar as devidas conclusões. A verdade é que no SNS existe toda a tecnologia disponível, com o mais alto nível de qualidade...só faltam médicos com vontade de a utilizar de forma eficiente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MCDT

Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) desempenham um papel fundamental na actividade clínica, possibilitando ao médico prescrever ao paciente o tratamento mais ajustado em cada momento. A evolução tecnológica verificada nos últimos anos, permite oferecer actualmente um leque alargado de novos meios complementares, suportados na mais sofisticada tecnologia. Existem dois tipos de meios complementares - os de diagnóstico e os de terapêutica. O sector dos MCDT sempre se pautou por uma elevada diferenciação tecnológica incorporada em cada equipamento, aliado a um software médico cada vez mais avançado, traduzindo-se num constante e elevado custo de investigação e desenvolvimento para a indústria. O investimento necessário à instalação deste tipo de equipamento é bastante elevado, o que tornou necessário a definição de critérios técnicos e clínicos mais apertados para a instalação de alguns destes equipamentos, além de ratios populacionais. A Resolução do Conselho

Município da Anadia na vanguarda da mobilidade eléctrica

O Município da Anadia aderiu à rede de carregamento de veículos eléctricos mobi.e, permitindo que seja possível carregar este tipo de veículos enquanto se visita o município. Mais municípios deveriam seguir este exemplo, pois um ponto de carregamento de veículos eléctricos é um factor de atractividade (veja-se a abertura recente do corredor para o Algarve).

Évora - Casa Branca; Finalmente abriu!

Foi com agrado que assisti ao anúncio da abertura da linha de Évora no troço Évora - Casa Branca, para dia 05 de Novembro de 2006. Este troço, com cerca de 26km, já permite que se demore menos 12 minutos na ligação entre estas duas povoações. Assim, desde dia 05 é possível ir até Lisboa (Sete Rios, Entrecampos e Oriente) de combóio, atravessando a ponte 25 de Abril e demorando apenas 1h55m, sensívelmente o mesmo tempo que o percurso de automóvel sem ir por auto-estrada. Finalmente Évora entrou no mundo dos combóios actuais, modernos e rápidos, sendo uma mais valia para o turismo eborense mas também para o país, permitindo um maior desenvolvimento de uma região interior, que se depara com cenários de desertificação gradual à sua volta, sendo mais um factor de fixação das populações. Esta linha insere-se num projecto mais vasto, a ligação de Sines a Badajoz, ligando o porto de Sines a Espanha, para que haja um maior potenciamento das capacidades do porto de Sines e a actracção de novos n