Avançar para o conteúdo principal

Turismo em Alqueva: E as acessibilidades?


Com o desenvolvimento do projecto de Alqueva e seu aproveitamento turístico, novas dúvidas e problemas se colocam para o futuro: será que as acessibilidades existentes e/ou projectadas serão suficientes para tranquilizar os futuros investidores e turistas de Alqueva?
Neste momento existem apenas ligações rodoviárias, algumas em boas condições, outras nem por isso. Existe também uma linha ferroviária que liga Évora a Reguengos de Monsaraz, que está desactivada há anos. Fala-se agora em tranformá-la em ecopista. Será esse o caminho? Não será que mais uma vez estamos sem visão estratégica e a hipotecar o futuro de Alqueva?
Com a modernização e futura electrificação da linha ferroviária que vem de Lisboa até Évora, será possível ligar as duas cidades em +/- 1 hora, que poderia ser aproveitada para trazer os turistas que chegam do aeroporto da Portela e futuramente do novo Aeroporto da Ota. Também a futura linha do TGV, que terá uma estação em Évora, terá um papel importante ao trazer mais turistas. Uma aposta neste troço (Évora - Reguengos), retiraria veículos das estradas, reduziria a poluição, o consumo energético e além do mais, contribuiria para o desenvolvimento do interior, e para o seu aproveitamento turístico. Há muito que o interior está esquecido e abandonado. As populações satélites da cidade de Évora, como Montoito, N. Srª Machede e Reguengos (muitos dos que lá habitam trabalham em Évora), sairiam beneficiados e dessa forma poderiam deixar os seus veículos em casa e deslocar-se de transporte colectivo. Tudo isto, se pensado e desenvolvido, poderá trazer riqueza económica ao interior, poderá deixar-nos novamente no mapa e poderá ajudar a fixar populações e a criar postos de trabalho. É preciso apostar já, para que na altura dos mega empreendimentos estarem prontos, a linha também já esteja em condições de receber os combóios modernos e os passageiros ansiosos de descansar junto ao maior lago artificial da Europa.

http://www.refer.pt
http://www.cp.pt

Comentários

Anónimo disse…
Caro Pinguim,

Li com agrado o post que escreveste.
Fazendo uma sintese:
- Faltam acessibilidades de qualidade à Barragem de Alqueva;
- Continua a falta de visão estratégica dos nossos governantes para o interior do País;
- O ambiente só ficaria a ganhar...;
- O interior sul sairia beneficiado bem como as suas populações.

Sou apologista de uma linha férrea moderna e electrificada que ligue todo o interior do País, já o disse antes e volto a afirmá-lo. Todo o Alentejo ficaria a ganhar, uma vez que permitia a rápida movimentação de população, mercadorias e turistas (Não só a Alqueva como ao Algarve).
Actualmente levantam-se questões mais importantes como o triângulo estratégico Sines (terminal XXI) - Évora (futura paragem TGV?) - Beja (novo aeroporto?) - Alqueva (maior Barragem artificial da Europa - com aproveitamento agrícola, eléctrico e turístico).
Contudo, deve-se repensar os recursos que temos, e as linhas férreas desactivadas podem ser uma mais valia. Como? Através do seu aproveitamento turístico, criando rotas de comboios históricos por antigas aldeias, vilas e cidades (e já o há no Douro!), passando, pois claro, por Alqueva.
Temos consciência que as coisas não são feitas de um pé para a mão, mas se caminharmos num mesmo sentido comum, com objectivos bem planeados e motivados a cumpri-los, seremos capazes de os pôr em prática, através do apoio governamental mas também pelo apoio da iniciativa privada, através da criação de serviços e produtos complementares às estruturas então criadas.
Acredito que muitas vezes o problema não se traduz (somente) na falta de verbas, mas também na falta de coragem, de vontade, ou quiçá, puro esquecimento de quem governa. É também importante salientar o papel activo que a administração local deve ter perante estes desafios, pressionando o Governo e criando condições para o investimento privado, sempre no sentido duma harmoniosa e saudável parceria público/privada.
Penso que todos juntos vamos conseguir se rumarmos na mesma direcção, caso contrário só o Alentejo ficará a perder.

Um abraço,

(gdgg)

Mensagens populares deste blogue

Município da Anadia na vanguarda da mobilidade eléctrica

O Município da Anadia aderiu à rede de carregamento de veículos eléctricos mobi.e, permitindo que seja possível carregar este tipo de veículos enquanto se visita o município. Mais municípios deveriam seguir este exemplo, pois um ponto de carregamento de veículos eléctricos é um factor de atractividade (veja-se a abertura recente do corredor para o Algarve).

MCDT

Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) desempenham um papel fundamental na actividade clínica, possibilitando ao médico prescrever ao paciente o tratamento mais ajustado em cada momento. A evolução tecnológica verificada nos últimos anos, permite oferecer actualmente um leque alargado de novos meios complementares, suportados na mais sofisticada tecnologia. Existem dois tipos de meios complementares - os de diagnóstico e os de terapêutica. O sector dos MCDT sempre se pautou por uma elevada diferenciação tecnológica incorporada em cada equipamento, aliado a um software médico cada vez mais avançado, traduzindo-se num constante e elevado custo de investigação e desenvolvimento para a indústria. O investimento necessário à instalação deste tipo de equipamento é bastante elevado, o que tornou necessário a definição de critérios técnicos e clínicos mais apertados para a instalação de alguns destes equipamentos, além de ratios populacionais. A Resolução do Conselho

Évora - Casa Branca; Finalmente abriu!

Foi com agrado que assisti ao anúncio da abertura da linha de Évora no troço Évora - Casa Branca, para dia 05 de Novembro de 2006. Este troço, com cerca de 26km, já permite que se demore menos 12 minutos na ligação entre estas duas povoações. Assim, desde dia 05 é possível ir até Lisboa (Sete Rios, Entrecampos e Oriente) de combóio, atravessando a ponte 25 de Abril e demorando apenas 1h55m, sensívelmente o mesmo tempo que o percurso de automóvel sem ir por auto-estrada. Finalmente Évora entrou no mundo dos combóios actuais, modernos e rápidos, sendo uma mais valia para o turismo eborense mas também para o país, permitindo um maior desenvolvimento de uma região interior, que se depara com cenários de desertificação gradual à sua volta, sendo mais um factor de fixação das populações. Esta linha insere-se num projecto mais vasto, a ligação de Sines a Badajoz, ligando o porto de Sines a Espanha, para que haja um maior potenciamento das capacidades do porto de Sines e a actracção de novos n