segunda-feira, março 26, 2007

Costa da Caparica

Tanta polémica tem havido nos últimos tempos devido às constantes inundações no parque de campismo da Costa da Caparica. Com o avanço do mar que se verifica todos os anos, esta situação tende a tornar-se frequente, não havendo muito que se possa fazer contra a natureza. O parque encontra-se localizado em terrenos que ficam abaixo do nível do mar, logo a qualquer momento e com a agitação marítima do inverno é natural que esta situação se prolongue.
A solução não passa por remendar constantemente o que o mar teima em destruir, mas sim pensar em reordenar aquela zona da costa e consequentemente afastar os parques daquela zona. Deve ser pensado se não seria melhor deixar o mar avançar naquela zona, e fazer recuar a zona costeira...mas isso são detalhes técnicos que só os técnicos conhecedores da realidade devem analisar.
De qualquer forma, e em todo este processo, alguém é culpado pela situação presente. De certo que não serão os directores de hoje os responsáveis, mas sim os que os antecederam, pois uma reordenação de costa leva o seu tempo. Mas as decisões já deveriam ter sido tomadas à muito, ter-se-ia evitado toda esta situação...
Enfim, é o País que temos. Quem é pago e tem competência para decidir, teima em não decidir...

Sem comentários: