terça-feira, setembro 12, 2006

Economia a Recuperar

É com agrado que sigo a evolução da nossa economia. As exportações estão a recuperar. as importações a diminuir e a confiança dos agentes económicos a melhorar aos poucos e poucos.
Tirando o petróleo e estaríamos ainda melhor.

De certa forma houve uma mudança de mentalidade nos nossos agentes económicos, pois viram que o consumo interno estava a abrandar e para conseguirem vender tiveram de se virar para o mercado externo. Desta forma, houve uma maior aposta na qualidade e na inovação. Houve divulgação e promoção dos nossos produtos no exterior. Há que dar mérito aos nossos empresários, por não desistirem, por arriscarem e apostarem em novos mercados, por estarem a contribuir para o desenvolvimento e melhoria económica do país. É de exemplos assim, de persistência, vontade e optimismo, que o país precisa, para que possamos continuar esta luta contra o défice e melhorar o nosso país.

Existe um passo que é o mais importante a dar no curto prazo: a diminuição da dependência energética. Assim, para além de contribuir para a redução de importações, contribui-se para a eficiência energética e para o desenvolvimento de um cluster industrial de energias renováveis em Portugal. Temos tudo o que necessitamos, mar, vento, sol...por que esperamos?

Sem comentários: